segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lembranças com cheiro de laranja

Lembro-me  pouco dos meus pais juntos na minha infância...  Tem uma cena do meu pai me colocando pra dormir, outra dele tirando uma barata voadora do meu vestido, talvez mais algumas olhando fotos antigas.  Mas, desde sempre, minhas lembranças de meus pais são separadas.  Eles se separaram quando eu estava com 3 anos.  Recordações de momentos com minha mãe, tenho muitas. Já as com meu pai apesar de poucos, talvez por serem raros, ficaram mais fortes em minha mente.

Não fomos muitas vezes na casa do meu pai na infância.  Mas lembro-me bastante deste final de semana em que fomos (eu e meu irmão).  A primeira coisa que me chamou a atenção foi uma boneca enorme sentada no sofá, que era de uma prima, e a segunda foi um monte de cascas de laranja em formato de flor (cortadas em quatro) enfeitando a janela.  Aquilo me fascinou tanto que ainda hoje, quando corto laranjas assim me lembro daquele dia.  E neste mesmo dia ele nos preparou uma comida que parecia maravilhosa, daquelas que não sei se é a fome ou a situação especial que transformam o sabor em algo único e inesquecível... Foi um simples “ensopadinho” de carne moída com batatas e arroz.  E essa ainda é uma de minhas comidas preferidas.

Voltando as laranjas... Lembro de meu pai com uma bacia cheia de laranjas. Nunca comia apenas uma ou duas.  Isso é coisa de quem cresceu livre em Minas Gerais.  Hoje ele tem dois pés de laranja em sua casa, e quando tem laranjas maduras no pé a gente vai lá pro quintal com apenas uma faca na mão, conversamos aos pés das “laranjeiras”, descascando, rindo, falando sem parar...  Faz tempo que não fazemos isso.

Este post me veio a mente quando comecei a descascar uma laranja para minha sobremesa. Assim que a faca cortou a casca, subiu um cheiro maravilhoso de lembranças...  Deu saudades de tanta coisa, tanta gente, tantos momentos bons... Vou ali ligar pro meu pai.

Beijocas!

2 comentários:

  1. Ah eu lembro do meu pai que chupava muita laranja era apaixonado pela fruta.
    Deu saudade dele. ;(
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tina!

    A nossa memória é mesmo muito ligada a cheiros e gostos... No outro dia foi o cheiro do mate fervendo que me fez lembrar minha avó... Momentos eseciais, estes!

    Beijos!

    ResponderExcluir